ICCON
Concórdia/SC
49 . 3442 3260
49 . 9 9960 5000
INCUTIS
Chapecó/SC
49 . 3316 3858
49 . 9 9806 6060
Xanxerê/SC
49 . 3433 9470

Áreas de atendimento

Pré e pós cirurgia estética ou reparadora


Fisioterapia Dermatofuncional
Descrição: A abordagem pré-operatória apresenta grande valor, influenciando diretamente na satisfação e evolução pós-operatória da paciente. Por exemplo, em uma paciente que pretende realizar uma lipoaspiração a presença de flacidez muscular e/ou de pele, compromete, invariavelmente, o resultado esperado após a cirurgia. Nesse caso, para a flacidez de pele pode ser utilizada a radiofreqüência, que estimula a produção de novas fibras de colágeno, melhorando muito flacidez da pele. Já para a flacidez muscular pode ser indicado pilates, além de outras formas de exercícios físicos.

Independente da cirurgia a ser realizada, a drenagem linfática manual realizada no período pré-cirúrgico estimulará a circulação sanguínea, ativando a circulação linfática, favorecendo o metabolismo celular, melhorando a cicatrização e evitando edemas.
Pele e músculos tonificados implicam um maior aporte sanguíneo local que facilitará a cicatrização tecidual, prevenindo complicações e acelerando as fases do processo pós-operatório.

Já no pós-operatório, o tratamento adequado promoverá condições otimizadas de cicatrização, que se inicia com orientações a paciente e familiares quanto a importância do repouso nas primeiras 72 horas e do uso de acessórios de compressão para minimização do edema e reorganização do tecido cicatricial.
A dor neste período é aliviada através de técnicas específicas para esta fase. Experiências clínicas mostram que a drenagem linfática manual deve ser realizada após 48 a 72 horas da cirurgia, para maior conforto da paciente. Os efeitos da drenagem linfática manual foram comprovados em diversos estudos, demonstrados por meio de ultrassonografia e ressonância magnética.

O planejamento do trabalho no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação, do tipo de cirurgia realizada, e do tempo de pós-operatório, sendo que a intervenção fisioterapêutica dermato-funcional durante este período tem demonstrado ser fator preventivo de possíveis complicações e promotora de um resultado de saúde e estética mais satisfatório.

A paciente deve ter certeza de que o profissional é realmente habilitado para trabalhar com pré e pós operatório, para que o objetivo do tratamento seja realmente alcançado.

Obs: Caso necessário os primeiros atendimentos podem ser feitos à domicílio.





PROFISSIONAIS


Dr. Amilton Perotti Junior
Cirurgia Vascular
CREMESC 13109 / RQE 9721


Dr. Carlos Sérgio Praça Consalter
Cirurgia Plástica
CRM-SC 13975 / RQE 11072


Dra. Cristiane Port Perotti
Fisioterapia Dermatofuncional
CREFITO 65738-F


INSTITUCIONAL
Sobre Nós

ATENDIMENTO
Segunda à sexta das 08h às 11h45 e das 13h30 às 18h